Sábado – Pense por si

Covid-19: Portugal defende plano de recuperação da UE com subvenções aos Estados

21 de abril de 2020 às 14:20
As mais lidas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou que espera que a Comissão Europeia tenha um plano com "ambição correspondente à dimensão da crise" provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O plano de recuperação da economia europeia deve ser parte do orçamento europeu, financiado por um empréstimo a contrair pela União Europeia (UE) e distribuído pelos Estados-membros sob a forma de subvenções, defendeu hoje o Governo português.

"Portugal espera que o Conselho Europeu dê à Comissão Europeia um mandato político forte para que possa apresentar brevemente uma proposta de financiamento para o plano de recuperação económica e social de que a Europa vai necessitar", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, à imprensa após uma reunião com os parceiros sociais sobre a cimeira europeia de quinta-feira.

O ministro frisou que esse plano deve ter uma "ambição correspondente à dimensão crise" provocada pela pandemia relacionada com o novo coronavírus, para o que são "muito importantes" as questões ligadas ao seu financiamento.

Portugal apoia desde logo a orientação que está a ser seguida pela Comissão, de ligar esse fundo ao quadro financeiro plurianual (QFP, o orçamento da UE para 2021-2027), que considera "uma solução muito inteligente" que "permite ao mesmo tempo resolver em tempo a aprovação" do novo QFP e "encontrar uma fundamentação jurídica sólida para o novo fundo de recuperação económica e social".

O Governo defende também uma solução em que "seja a própria União Europeia a contrair o empréstimo indispensável para alavancar esse fundo".

Finalmente, quanto à distribuição do financiamento, o ministro frisou que "Portugal inclina-se naturalmente para todas as soluções que permitam não sobrecarregar os Estados-membros com dividas excessivas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.