Enfermaria de medicina interna será encerrada a novas admissões. Todos os doentes testaram negativo.
Onze profissionais do Hospital dos Covões foram infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A enfermaria de medicina interna do Hospital dos Covões, onde foi identificado o primeiro caso de covid-19, "permanece encerrada a novas admissões, com todos os doentes que testaram negativo sob medidas de isolamento adequadas", afirmou o CHUC.
Segundo a instituição, em 1 de outubro foi identificada uma doente com covid-19, nessa enfermaria, tendo sido transferida para uma unidade de internamento covid, "onde permanece estável do ponto de vista clínico".
No dia seguinte, foram rastreados "todos os doentes internados na referida enfermaria, num total de 19 doentes", tendo sido identificados dois pacientes do género masculino como casos positivos.
Um dos doentes foi transferido para uma unidade de internamento covid do CHUC, "onde permanece internado e estável do ponto de vista clínico".
"O outro doente faleceu", acrescentou o CHUC, sem explicar se a morte se deveu à covid-19.
Os profissionais de saúde da enfermaria afetada "foram todos rastreados", tendo sido confirmados sete casos positivos entre enfermeiros e quatro entre assistentes operacionais.
"Destes, oito encontram-se com sintomatologia fruste [leve] e os restantes assintomáticos", referiu aquela unidade, salientando que todos se encontram em isolamento domiciliário.
Segundo o CHUC, a autoridade de saúde foi informada de todos os casos.
Covid-19: Onze profissionais do Hospital dos Covões em Coimbra estão infetados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.