NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O surto de covid-19 no lar Mansão de São José foi confirmado no dia 14 deste mês, depois de utentes e funcionários terem sido testados à presença do novo coronavírus e na sequência da confirmação de dois casos positivos.
O número de mortes do surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subiu para três, com a morte de duas utentes que estavam internadas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Fonte da ULSBA disse à agência Lusa que uma das idosas que morreram tinha 81 anos e a outra 89.
Na atualização da informação relativa ao surto identificado no lar, a ULSBA refere que, devido à morte das duas idosas, desceu de 12 para 10 o número de utentes do lar internadas no Hospital José Joaquim Fernandes.
Das 10 utentes internadas, que têm idades entre 63 e 96 anos, oito estão em enfermarias da área dedicada à covid-19, situada no piso 3, e duas na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.
O surto de covid-19 no lar Mansão de São José foi confirmado no dia 14 deste mês, depois de utentes e funcionários terem sido testados à presença do novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e na sequência da confirmação de dois casos positivos, de uma utente e de uma funcionária.
O primeiro caso de covid-19 detetado no lar foi o de uma utente de 89 anos, que deu entrada no dia 12 deste mês no Serviço de Urgência do hospital de Beja, onde fez um teste de despiste do covid-19 que deu resultado positivo e foi internada.
Após ter sido detetado o primeiro caso, foram feitos testes de despiste aos restantes utentes e funcionários do lar, o que permitiu detetar mais 106 infeções.
Do total de 107 infetados no surto no lar, que apenas acolhe utentes do sexo feminino, três utentes morreram e os restantes são 84 utentes e 20 funcionários.
No passado sábado, na sequência de uma decisão da autoridade de saúde, a maioria das utentes foi transferida para a Base Aérea N.º 11, perto da cidade, com o objetivo de "descongestionar o espaço" do lar, que "aparentemente" tinha "pessoas em excesso", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.
O autarca precisou que as utentes, entre as quais há duas não infetadas, foram instaladas num edifício da BA11 que tinha vindo a ser preparado desde abril "precisamente para uma finalidade com estas características".
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.229 pessoas dos 106.271 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Morreram mais duas utentes em lar de Beja
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres