Sábado – Pense por si

Covid-19: Há 39 infetados em 14 unidades de cuidados continuados

27 de maio de 2020 às 14:40
As mais lidas

O secretário de Estado da Saúde indicou que cerca de 4% das unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados têm casos de Covid-19, mas nenhuma regista mortes desde 22 de abril.

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 39 pessoas infetadas com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, em 14 das 359 unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

"Temos casos positivos de covid-19 em 14 unidades da RNCCI, num universo de 359. São 39 doentes positivos. Felizmente não se registam mortes nessas unidades desde o dia 22 de abril", disse António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa diária para atualização de informação sobre a pandemia em Portugal.

Segundo o governante, foram transferidos cerca de 4.250 doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para unidades da RNCCI, desde o dia 09 de março, e ainda encontradas perto de 420 respostas sociais, o que permitiu "libertar camas hospitalares".

António Lacerda Sales frisou que "a recuperação da atividade não covid-19 é uma prioridade" e, por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou na terça-feira uma atualização da norma para doentes com doença renal crónica em hemodiálise.

A nova norma "visa dar resposta" àqueles doentes "em contexto de covid-19, nomeadamente no que diz respeito ao transporte", explicou.

Portugal contabiliza 1.356 mortos associados à covid-19 em 31.292 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário DGS sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 285 casos de infeção (+0,9%).

O número de pessoas hospitalizadas baixou de 513 para 510, das quais 66 se encontram em unidades de cuidados intensivos (menos uma).

O número de doentes recuperados é de 18.349.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.