Quase 2.800 utentes aguardam nos hospitais por resposta social ou vaga em cuidados continuados
Nas duas primeiras semanas do ano, foram admitidos 1.629 utentes na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
Nas duas primeiras semanas do ano, foram admitidos 1.629 utentes na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
As famílias invocam sobretudo dificuldades económicas, falta de condições habitacionais, indisponibilidade para prestar cuidados e conflitos familiares para não colaborarem na alta.
Ainda no âmbito dos grupos prioritários definidos pela DGS, o Vacinómetro refere que 32,3% das pessoas com doença crónica já terão sido vacinadas, uma percentagem bastante superior aos 11,9% registado na última campanha de vacinação.
As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
Apenas o Alentejo apresenta uma oferta de cuidados paliativos superior ao limiar mínimo recomendado.
O valor pago pelo Estado ainda é insuficiente devido ao aumento do salário mínimo nacional e à necessidade, em muitas unidades, de mais profissionais do que a legislação recomenda.
"Corremos o risco de perder simplesmente os fundos, se não dermos corda aos sapatos nos próximos dois meses. Ou os resultados [dos concursos] saem e se assinam os contratos ou não vai dar tempo para se executarem as obras", alerta o presidente da Associação Nacional de Cuidados Continuados.
O número de internamentos inapropriados no SNS continua a aumentar devido à falta de resposta às necessidades dos pacientes que se veem forçados a permanecer no hospital depois de receberem alta clínica.
Nascidos nos anos 70, os filhos dos mais velhos doentes desdobram-se em cuidados para dar assistência – e ainda cuidam dos miúdos. Relatos de quem está no meio, sem recorrer ao estatuto de cuidador (embora o exerça 365 dias por ano).
Campanha outono-inverno arranca esta sexta-feira, 29. Saiba o que deve fazer para ter acesso às vacinas, gratuita para quem tem 60 anos ou mais e outros grupos.
Em março deste ano, estavam internadas de forma inapropriada nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 1.675 pessoas, um aumento de 60% face ao mesmo mês do ano passado.
O valor inicial era de 30 mil euros. Governo pretende também rever as regras de funcionamento da rede nacional.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados não consegue dar resposta a quem procura este serviço.
A modalidade continua também disponível para grupos profissionais prioritários (com recurso a senhas digitais) e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos.
Até ao momento foram distribuídas mais de 320 mil doses da vacina da gripe em todo o território nacional.