Sábado – Pense por si

Covid-19. Crimes com vacinas valem até 5 anos de prisão

SÁBADO
SÁBADO 05 de fevereiro de 2021 às 09:40
As mais lidas

Em causa estarão crimes de abuso de poder, recebimento indevido de vantagem e prevaricação. Investigações de casos de quem passou à frente de grupos prioritários ficará a cargo da Polícia Judiciária.

Sucedem-se os casos de fraude na vacinação contra a covid-19, com pessoas fora das listas prioritárias a passarem à frente. Segundo oExpresso, a situação de vacinação indevida pode dar origem a penas de prisão entre os dois e cinco anos, estando em causa crimes de abuso de poder, recebimento indevido de vantagem e prevaricação. As investigações destes casos ficarão a cargo da Polícia Judiciária, que trabalhará em conjunto com procuradores-gerais regionais do Ministério Público.

Reuters
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.