A Câmara Municipal de Arouca tem três dos seus 183 funcionários infetados com covid-19, revelou hoje fonte dessa autarquia.
A Câmara Municipal de Arouca tem três dos seus 183 funcionários infetados com covid-19, revelou hoje fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro, que se mantém em atividade normal após o devido rastreio ao pessoal.
Um dos trabalhadores doentes também é bombeiro voluntário e integra o grupo de nove operacionais ausentes da corporação local devido a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, tendo sido diagnosticado durante o seu período de férias. Como esse profissional "não tinha contactado com colegas da câmara na quinzena anterior", o seu caso só implicou o isolamento profilático de bombeiros e familiares.
Quanto aos outros dois contaminados que prestam serviço no município, "nenhum exercia funções de atendimento ao público" e ambos vinham trabalhando em circunstâncias algo isoladas, pelo que só 18 dos seus colegas laborais foram sujeitos a exame médico, tendo aguardado o devido resultado em isolamento domiciliário.
Entre as pessoas testadas, 16 foram então dadas como saudáveis e já regressaram ao trabalho. Duas encontram-se ainda a aguardar resultados, pelo que se mantêm sob vigilância e em isolamento profilático, "como determinado pela autoridade de saúde".
Em declarações à Lusa, a presidente da autarquia, Margarida Belém, afirma que, no total, o que está em causa atualmente no quadro de pessoal da câmara é assim "um grupo restrito de três doentes e duas pessoas a aguardar resutlados".
A autarca socialista realça que, "dos três casos de covid-19 registados entre os funcionários da câmara, um desempenha funções como bombeiro e testou positivo aquando dos testes realizados a toda a corporação [no final de agosto] e quando estava de férias", enquanto os outros dois foram "diagnosticados muito precocemente, aquando de uma situação de rastreio a pessoas suas conhecidas, pelo que todas as medidas necessárias para mitigar o risco de contágio foram adotadas de forma pronta e célere".
Com mais doentes está o Lar de Santa Cruz de Alvarenga, onde o balanço atual é de 76 infetados entre utentes e funcionários.
Pelo município de 330 quilómetros quadrados e 22.400 habitantes há ainda outros agregados contaminados pelo SARS-CoV-2, mas esses casos surgiram em contexto familiar e distribuem-se por diferentes localidades.
O balanço global da situação epidemiológica local era, esta manhã, de 213 casos de infeção ativa no território, o que contribui para um acumulado de 282 doentes e sete óbitos desde o início da pandemia em março. Recuperados estão, por sua vez, 62 cidadãos.
O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 28,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 910.300 morreram.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 2 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava 1.855 óbitos entre um acumulado de 62.813 infeções confirmadas.
Covid-19: Câmara de Arouca com três funcionários infetados mas a operar normalmente
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato