Presidente da Câmara de Arraiolos indicou que foram "identificados oito casos positivos" em pessoas da "mesma família", residentes naquela vila.
Cafés, restaurantes e equipamentos para crianças fecharam e o mercado não se realiza em Vimieiro, concelho de Arraiolos (Évora), por precaução, depois de oito pessoas terem testado positivo para a covid-19, disse hoje a presidente do município.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, indicou que, até quinta-feira, foram "identificados oito casos positivos" de covid-19 em pessoas da "mesma família", residentes na vila de Vimieiro.
A Saúde Pública "está a fazer o levantamento e o rastreio às pessoas que contactaram" com os casos positivos para "identificar possíveis contágios que possam ter ocorrido", adiantou a autarca.
Questionada pela Lusa, Sílvia Pinto disse não ter dados sobre o número de pessoas desta vila que já fizeram ou vão fazer o teste à covid-19 e que estão em isolamento profilático.
"Sabemos que há muitas pessoas que estão identificadas como possíveis contactos de quem testou positivo", assinalou, indicando que algumas dessas pessoas são "funcionários e proprietários" de três cafés e restaurantes da vila.
Estes estabelecimentos, referiu a presidente do município, "entretanto fecharam", porque a Saúde Pública lhes pediu que "ficassem em isolamento profilático".
Segundo a autarca, das oito pessoas que testaram positivo para a covid-19, "duas estão hospitalizadas" no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
Sílvia Pinto realçou que a Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro decidiu fechar, como medida de precaução, a creche, jardim de infância e o centro de atividades de tempos livres.
Pelo mesmo motivo, a câmara municipal também não vai realizar o mercado mensal, que estava marcado para sábado, naquela vila.
A Lusa contactou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo sobre os casos de covid-19 em Vimieiro, mas o organismo limitou-se a responder que a situação está "em investigação".
Portugal contabiliza pelo menos 1.712 mortos associados à covid-19 em 49.692 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Covid-19: Cafés e creche fechados e mercado cancelado na vila alentejana de Vimieiro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.