Sábado – Pense por si

Covid-19: ASAE apreende mais 14.350 máscaras e viseiras

15 de junho de 2020 às 13:04
As mais lidas

Nos últimos dias foram fiscalizados cerca de 90 operadores económicos, tendo sido instaurados dois processos-crime por especulação e 21 processos por contraordenação.

A ASAE apreendeu cerca de 14.350 artigos, designadamentemáscarase viseiras, por falta de conformidade e de certificado por laboratório acreditado e vários de géneros alimentícios, num valor aproximado de nove mil euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) indica que, nos últimos dias e no âmbito da prevenção e proteção contra a covid-19, foram fiscalizados cerca de 90 operadores económicos tendo sido instaurados dois processos-crime por alegado lucro ilegítimo (especulação) e 21 processos por contraordenação.

Entre as infrações detetadas destaca-se o incumprimento na rotulagem de equipamento de proteção individual (máscaras), a venda de produto biocida (álcool, álcool-gel e desinfetantes) sem a necessária autorização, a falta de ficha técnica de dados de segurança do produto e o incumprimento dos requisitos de higiene, entre outras.

Além da apreensão de cerca 14.350 artigos, designadamente máscaras e viseiras (EPI), a ASAE suspendeu a atividade de um estabelecimento de restauração e bebidas.

Globalmente, e nas operações de fiscalização realizadas em fase de pandemia, a ASAE já fiscalizou cerca de 1.700 operadores económicos, tendo instaurado 104 processos-crime e 227 processos por contraordenação.

Foram ainda apreendidas cerca de 582 mil máscaras e 23 mil litros de álcool-gel, num valor total que ultrapassa o milhão de euros.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 431 mil mortos e infetou mais de 7,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.517 pessoas das 36.690 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.