NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A Área Metropolitana de Lisboa tem uma média de casos de covid-19 superior à do resto do país desde 3 de maio, mas os dados mais recentes sugerem "uma ligeira diminuição" da concentração de novos casos nesta região.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) regista casos de covid-19 acima da referência nacional desde 03 de maio, mas os dados mais recentes sugerem "uma ligeira diminuição" da concentração de novos casos nesta região, divulgou hoje o INE.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), numa avaliação geral do período entre 06 de abril e 13 de julho, destaca-se o progressivo abrandamento dos novos casos por 10 mil habitantes na Área Metropolitana do Porto (AMP) e, em sentido oposto, o crescimento de novos casos na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
A AML regista valores acima da média nacional desde o dia 03 de maio, salientou o INE, num relatório hoje publicado.
No entanto, de acordo com o instituto, os dados do conjunto de 14 dias terminado em 13 de julho, o último período analisado, sugerem "uma ligeira diminuição da concentração de novos casos na AML", já que neste período esta área representou 64% dos novos casos do país, quando no período de 14 dias anteriores (até 29 de junho) tinha obtido 71% dos novos casos a nível nacional.
No período de 14 dias até 13 de julho, o surgimento de novos casos atingiu sobretudo os municípios da margem Norte da AML (constituída por 18 destas autarquias), destacando-se sete municípios (Amadora, Odivelas, Sintra, Loures, Cascais, Lisboa e Vila Franca de Xira) com mais de 10 novos casos por 10 mil habitantes.
Em 13 de julho existiam em Portugal 45,7 casos de covid-19 por 10 mil habitantes em termos globais e 4,7 novos casos por 10 mil habitantes relativos aos 14 dias anteriores.
Tendo em conta a atualização dos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) por município efetuada em 13 de julho, o número de casos confirmados com a doença por 10 mil habitantes era superior a este valor em 42 municípios, 30 dos quais também registam valores de densidade populacional acima da referência nacional.
Dezasseis dos 42 municípios com mais casos a nível nacional apresentaram também valores de novos casos confirmados por 10 mil habitantes acima da referência nacional para o último período analisado.
Dez destes municípios com mais novos casos localizavam-se na AML: os municípios da Amadora (com 15,9 novos casos por 10 mil habitantes), Odivelas (15,3), Sintra (14,1), Loures (12,2), Cascais (12,2), Lisboa (11,4), Vila Franca de Xira (11,4), Oeiras (9,8), Moita (9,3) e Barreiro (6,7) representavam em conjunto 54% dos novos casos do país e 85% da AML neste período.
Em números globais, e desde o início da pandemia, registaram casos acima do valor nacional 21 municípios na região Norte, localizados sobretudo na Área Metropolitana e zonas limítrofes, 10 municípios na AML, sete na região Centro, três no Alentejo e o município do Nordeste, nos Açores.
Segundo o INE, 184 dos 308 municípios apresentavam um número de casos confirmados por 10 mil habitantes e densidade populacional abaixo da referência nacional.
Os dados completos da análise hoje divulgada estão disponíveis em https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=443697541&DESTAQUESmodo=2.
Portugal regista hoje mais três mortes e 312 novos casos de infeção por covid-19, em relação a quinta-feira, 236 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a DGS, desde o início da pandemia até hoje registam-se 48.077 casos de infeção confirmados e 1.682 mortes.
Covid-19: Área Metropolitana de Lisboa regista "ligeira dimuição" de infetados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Está em causa uma decisão dos EUA que se traduz no bloqueio de bens, proibição de entrada no país e restrições financeiras a Francesca Albanese e familiares.
A ideia de que a IA pode tomar conta do mundo pode parecer cinematográfica mas é cada vez mais real. Contudo, a Apple divulgou um estudo no qual afirma que todos este modelos não pensam, apenas memorizam.
"Às vezes precisamos de lembrar que há diferentes formas de medir o tempo. Há o tempo dos adultos, cronometrado e urgente. E há o tempo das crianças, que se mede em sorrisos e abraços", explicou a juíza Dr.ª Isabel Moreira.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.