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O primeiro-ministro afirmou que "o país já estudou o que tinha a estudar". O novo aeroporto no Montijo é a solução de "maior viabilidade" e permitirá a criação de 20 mil novos empregos
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta quarta-feira, que "o país já estudou o que tinha a estudar" e que a utilização do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa é a solução de "maior viabilidade". "[Este aeroporto] permitirá maximizar oportunidades e os ganhos", garante o primeiro-ministro. Entre as novidades, a construção deste novo aeroporto criará 20 mil novos empregos no aeroporto do Montijo.
Para Costa, a solução do Montijo é a mais "compatível com as soluções económicas e financeiras do país" no presente, e consiste na solução "que apresenta maior viabilidade". No entanto, o primeiro-ministro admite que no passado "outras soluções teriam sido possíveis e daqui a 100 anos outras poderão ser possíveis".
O primeiro-ministro, e antigo autarca de Lisboa, lembrou que "por força das circunstâncias" já passou "boas centenas de horas, para não dizer milhares de horas" a debruçar-se sobre este tema, inclusive lendo estudos "que já demonstraram tudo e o seu contrário". De todo o modo, asseverou, a solução apresentada permitirá a "maximização de oportunidades para o desenvolvimento harmonioso do conjunto da área metropolitana e do conjunto dos concelhos da península de Setúbal".
Antes, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, havia considerado que a utilização do Montijo como aeroporto complementar à infraestrutura de Lisboa, a partir de 2021, "é uma solução sólida" e "financeiramente comportável para o Estado".O calendário para efectivar a escolha do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa prevê que até Novembro deste ano sejam completados os estudos ambientais, enquanto na primeira metade de 2018 serão concluídas a avaliação ambiental e a negociação contratual com a ANA. Durante o próximo ano serão desenvolvidos os "projectos de detalhe, para que, caso o Governo aprove a proposta final do concessionário, a construção do aeroporto no Montijo possa iniciar-se em 2019 e terminar em 2021", como anunciou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Com um aeroporto complementar no Montijo fica assegurada a duplicação da capacidade actual de transporte aéreo da região de Lisboa, que passará a poder movimentar 72 aviões por hora e transportar 50 milhões de passageiros por ano.
Costa: "Montijo é a solução com maior viabilidade”
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