O primeiro-ministro garantiu que a discussão da proposta de Lei de Bases da Saúde em Conselho de Ministros acontecerá esta quinta-feira.
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que a proposta de Lei de Bases da Saúde será apreciada em Conselho de Ministros na quinta-feira, pelo que deverá dar entrada no parlamento entre esta semana e a próxima.
"Quanto à Lei de Bases da Saúde, como tinha dito, até ao final do ano entraria [no parlamento]. Como irá ao Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, antecipo que entre sexta e segunda-feira possa dar entrada na Assembleia da República para cumprirmos o prazo que tínhamos estabelecido", afirmou António Costa.
O líder do executivo respondia a uma interpelação do BE, durante o debate quinzenal que decorreu na Assembleia da República, em Lisboa.
Antes, a coordenadora nacional bloquista, Catarina Martins, tinha lembrado que "há quase um ano o Governo prometeu uma proposta de Lei de Bases da Saúde" e que o documento entregue pelo BE está no parlamento desde junho, na comissão de especialidade.
"Quando é que o Governo apresenta a sua proposta, quando é que vamos avançar", questionou.
Perante os deputados, o primeiro-ministro explicou que "é uma lei que assenta em quatro eixos fundamentais".
O primeiro eixo prende-se com a "adaptação ao século XXI, aquilo que são as inovações tecnológicas, aquilo que são as novas tendências demográficas, aquilo que são as novas formas de prestação de cuidados".
"Em segundo lugar, a clarificação entre aquilo que deve ser considerado do setor público, do setor privado e do setor social", e, em "terceiro lugar, a centralidade nas pessoas e nos resultados em saúde para cada uma das pessoas", continuou António Costa.
Quanto ao último pilar da proposta prender-se-á com "o reforço do investimento em inovação e investigação, que são essenciais à melhoria da qualidade de saúde futura", garantiu.
Costa garante entrada no parlamento da Lei de Bases da Saúde "entre sexta e segunda"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?