Cristina Tavares foi "castigada" pela empresa: obrigaram-na dias e dias a fio a carregar e a descarregar sempre os mesmos sacos pesados na corticeira.
A empresaFernando Couto Cortiças, que o Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte acusa de "assédio moral" e de "despedimentos ilícitos", foi autuada em 6.000 euros pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), revelou esta quinta-feira fonte sindical.
A coima é a segunda aplicada à unidade de Santa Maria da Feira na sequência de fiscalizações motivadas por denúncias relativas à forma como a empresa tratou a operária Cristina Tavares, depois de essa ter recorrido judicialmente de um primeiro despedimento em 2017 por extinção do seu posto de trabalho e o tribunal ter considerado falso o argumento da firma, obrigando-a a reintegrar a funcionária.
"As funções em que a puseram a trabalhar não eram as adequadas à sua categoria profissional nem à sua saúde, como estava explicado em atestado médico", declara à Lusa o presidente do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, Alírio Martins.
A infração prende-se com o que a mesma estrutura sindical define como "o'castigo' imposto a Cristina Tavares pela empresa, que a obrigou dias e dias a fio a carregar e a descarregar sempre os mesmos sacos - que, além de pesados, não estavam a servir para mais nada a não ser para a atormentar e humilhar".
Depois de a ACT ter aplicado a primeira coima à empresa em novembro, Cristina Tavares foi novamente despedida em janeiro deste ano, então sob o argumento de difamar o bom nome da sua entidade patronal. Para o Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, a segunda multa vem agora "dar ainda mais provas" a Cristina Tavares para o seu recurso em tribunal.
Contactado pela Lusa, o advogado da Fernando Couto Cortiças S.A. - a quem a empresa confiou os esclarecimentos à Comunicação Social - não esteve disponível para comentar o assunto.
Corticeira Fernando Couto multada em mais 6.000 euros pela ACT
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."