Sábado – Pense por si

Corpo de João Rendeiro já está em Portugal

03 de junho de 2022 às 08:40
As mais lidas

Família pede segunda autópsia ao corpo do ex-banqueiro.

O corpo do antigo presidente do BPP João Rendeiro chegou esta sexta-feira a Lisboa depois de ter sido repatriado de África do Sul num voo da companhia aérea angolana TAAG. Seguirá para o Instituto de Medicina Lega por volta das 9h00 da manhã, isto é, a hora que a abre a alfândega no aeroporto de Lisboa. 

A mulher do ex-banqueiro João Rendeiro pediu para ser realizada uma nova autópsia ao corpo, ao que a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse "não vislumbrar qualquer obstáculo".

O processo de trasladação do ex-banqueiro, de 69 anos, que foi encontrado morto, no dia 12 de maio, na prisão de Westville em Durban, a mais de 500 quilómetros de Joanesburgo. 

A polícia sul-africana (SAPS) recolheu "todas as provas que necessitava" para a investigação em curso às causas da morte do ex-banqueiro, tendo a entrega do corpo sido permitida para o seu repatriamento após a autópsia, salientou.

O antigo presidente do BPP estava detido na África do Sul desde 11 de dezembro de 2021 a aguardar extradição, após três meses de fuga à justiça portuguesa para não cumprir pena em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.