O objetivo é evitar que os mais velhos venham para a rua para afastar a solidão ou para as compras do dia-a-dia e fazer com que os jovens também fiquem em casa, numa altura em que o país tenta combater a propagação da Covid-19.
A Junta de Freguesia de Carnide, em Lisboa, está a formar jovens para conversarem diariamente com idosos através do telefone, num programa chamado "Amigos Mais Que Prováveis", cujo objetivo é fazer com que todos fiquem em casa nesta altura.
Segundo o presidente da junta, Fábio Sousa, estão em formação 20 jovens no âmbito deste projeto, que surgiu com base no programa "Amigos Improváveis", transmitido pela SIC, que coloca jovens a viver em casa de pessoas mais idosas que não conhecem.
No caso de Carnide, os jovens e idosos também não se conhecem, mas não têm de contactar fisicamente nem de viver juntos.
"Demos-lhes um telemóvel e estes jovens vão conversar com os idosos assim que terminarem o período de formação 'online'. O projeto culminará com o fim de tudo isto e com o facto de eles se conhecerem presencialmente. Vai ser muito engraçado, porque vão conhecer com quem se andaram a corresponder telefonicamente durante todo este tempo", acrescentou Fábio Sousa.
O objetivo é evitar que os mais velhos venham para a rua para afastar a solidão ou para as compras do dia-a-dia e fazer com que os jovens também fiquem em casa, numa altura em que o país tenta combater a propagação da Covid-19.
"Não podemos só dizer fiquem em casa. Temos que dizer: fiquem em casa porque nós vamos acompanhar-vos ao longo desse tempo, mas via telefónica", disse.
Ao conversar com os mais idosos, pretende-se também que os jovens consigam saber quais as suas necessidades em termos de bens essenciais e de medicamentos, de forma a acionarem a equipa da junta, que lhes fará chegar o que precisam.
Segundo Fábio Sousa, são privilegiadas três necessidades básicas - a alimentação, a ida à farmácia para medicamentos e também os passeios e cuidados dos animais de companhia - mas também outras, como a recolha de encomendas nos CTT.
Segundo o autarca, "estão identificadas e em monitorização constante" 1.400 idosos na freguesia, através do projeto RADAR, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Cada técnico da junta tem à sua responsabilidade 150 deles e são estes técnicos que referenciam para o programa "Amigos Mais que Prováveis" as pessoas que tenham "tenham maior vontade de falar".
Os jovens da freguesia que queiram conversar com alguém que não está habituado a usar as redes sociais e ainda queiram fazer parte do projeto podem enviar um 'email' para anossajunta@jf-carnide.pt ou ligar para o número 931462246.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.
Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
Coronavírus: Carnide junta ao telefone jovens e idosos desconhecidos para evitar que saiam à rua
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."