Sábado – Pense por si

Coronavírus: "A vacina está mais atrasada do que o que se pensava"

Marco Alves
Marco Alves 02 de abril de 2020 às 07:00

Jaime Nina, médico do hospital Egas Moniz, diz que os laboratórios estão com um grande problema em conseguir cobaias animais. Esta semana na SÁBADO contamos os bastidores desta corrida ao ouro

O mundo académico, sendo feito por pessoas, sofre também das consequências do Covid-19. Há relatos de centenas de ensaios que foram abandonados ou suspensos porque os cientistas têm de ficar em isolamento em casa, ou porque não é seguro fazer ensaios com voluntários que podem estar infetados. No dia 23 de março, a Science trazia um artigo sobre os milhares de ratinhos que estão a ser mortos nos laboratórios porque os investigadores, ou ficaram doentes, ou têm de ficar em casa. E a 27, a francesa L’Obs contava que os ratos que restam não servem para testar a vacina da Covid-19 porque são resistentes ao vírus. A solução: ratos geneticamente modificados, os ACE2, hoje muito disputados por laboratórios e investigadores de todo o mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.