Já no que toca à temperatura média semanal "preveem-se valores abaixo do normal (-6 a -1°C) para todo o território na semana de 11/01 a 17/01", refere o site do IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantêm o continente e a Madeira em alerta amarelo devido ao frio previsto para o fim-de-semana, e prevê que a temperatura média da próxima semana esteja abaixo dos valores normais para a época.
A maioria dos distritos do norte, centro e interior volta a registar mínimas negativas durante o dia de hoje: O distrito da Guarda é o que apresenta as temperaturas mais baixas (-4) e o Algarve é a região com as mínimas mais altas (2º em Faro e 4º em Sagres).
O continente e a Região Autónoma da Madeira encontram-se todo em aviso amarelo com exceção da região autónoma dos Açores, onde as temperaturas mínimas estão acima dos 9 graus em todas a ilhas.
No domingo as temperaturas sobem ligeiramente, mas o IPMA mantém o alerta amarelo para Portugal Continental. A Madeira deixa de estar sob aviso amarelo e passa a verde, tal como os Açores.
Já no que toca à temperatura média semanal "preveem-se valores abaixo do normal (-6 a -1°C) para todo o território na semana de 11/01 a 17/01", refere o site do IPMA.
Na semana seguinte, as temperaturas mantêm-se nos valores habituais para a época e na última semana de janeiro sobem: "Preveem-se valores acima do normal para praticamente para todo o território (0 a +3°C) na semana de 25/01 a 31/01".
Na Grande Lisboa o frio vai manter-se durante este fim-de-semana, com a previsão de uma pequena descida de temperatura, com períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado até meio da tarde.
Durante este sábado as temperaturas na Grande Lisboa variam entre os 3º e os 9º graus e no domingo entre os 2º e os 10º graus.
No Grande Porto também vai continuar o frio (hoje com mínima de -1.º e máxima de 9º graus), com períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado até final da manhã.
O IPMA prevê tempo frio, com possibilidade de ocorrência de chuva, em especial no interior, que será de neve acima dos 400 metros de altitude.
Quanto ao estado do mar, o IMPA indica que haverá ondas de noroeste com dois a três metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir da tarde.
Continente e Madeira em aviso amarelo. Na próxima semana vem aí mais frio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.