Sábado – Pense por si

Como é a vida das mulheres que vivem dentro da prisão

Sara Capelo
Sara Capelo 21 de abril de 2018 às 18:00

Com prefácio da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, o livro Ala Feminina retrata a vida de 17 reclusas em três prisões. Há creches para os filhos, cabeleireiros, idas ao café – mas dentro de grades – e histórias de muitas mulheres que reincidem no crime.

Um acaso conduziu a jornalista Vanessa Ribeiro Rodrigues até ao tema da reclusão feminina. Ia fazer reportagem à prisão masculina de Bangu, no Rio de Janeiro. Mas o medo de que os reclusos raptassem uma estrangeira obrigou as autoridades a conduzirem-na para Talavera Bruce, onde estavam detidas 375 mulheres. Começou aí o seu "olhar para a especificidade de ser mulher no contexto prisional", como descreve àSÁBADO. As entrevistas a 17 reclusas e a técnicos de Talavera Bruce e das portuguesas Santa Cruz do Bispo (Matosinhos) e Tires (Cascais) estão em Ala Feminina, lançado dia 10 pela Edições Desassossego.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres