A direcção socialista apresenta hoje na Comissão Nacional do PS uma proposta para marcar as eleições directas do secretário-geral para 11 e 12 de Maio e o Congresso Nacional entre 25 e 27 do mesmo mês.
A direcção socialista apresenta hoje na Comissão Nacional do PS uma proposta para marcar as eleições directas do secretário-geral para 11 e 12 de maio e o Congresso Nacional entre 25 e 27 do mesmo mês.
Fonte oficial socialista adiantou à agência Lusa que a proposta da Comissão Permanente do PS prevê que o XXII Congresso Nacional se realize em Matosinhos e que o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos seja o presidente da comissão organizadora.
Em Maio próximo, António Costa deverá concorrer pela terceira vez a eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, depois de o ter feito em Novembro de 2014 e maio de 2016.
Por sua vez, o XXII Congresso Nacional do PS será o último do partido antes das eleições legislativas de 2019 e deverá incluir na sua ordem de trabalhos um período dedicado ao debate e votação de propostas de alteração dos estatutos.
Neste capítulo, um dos temas mais controversos prende-se com a clarificação das situações em que o PS poderá organizar eleições primárias (abertas ao voto de cidadãos independentes) na escolha dos seus candidatos a cargos políticos externos, caso dos lugares de primeiro-ministro ou de presidente da câmara.
Na Comissão Nacional do PS deste sábado serão também aprovados um projecto de regulamento das próximas eleições directas (apenas pelos militantes socialistas) para o cargo de secretário-geral, assim como uma proposta para que as eleições para as federações distritais socialistas se realizem nos dias 23 e 24 de Março.
No que respeita às estruturas distritais, sabe-se já que o dirigente socialista Duarte Cordeiro vai candidatar-se à liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, já que o actual presidente, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, atingiu o limite de mandatos no exercício deste cargo.
Na ordem de trabalhos da reunião de hoje do órgão máximo do PS entre congressos estarão ainda a análise da situação política e vários pontos dedicados à apresentação, discussão e votação do Regulamento Geral do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas.
Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar directas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"