Sábado – Pense por si

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar directas

13 de janeiro de 2018 às 10:03
As mais lidas

A direcção socialista apresenta hoje na Comissão Nacional do PS uma proposta para marcar as eleições directas do secretário-geral para 11 e 12 de Maio e o Congresso Nacional entre 25 e 27 do mesmo mês.

A direcção socialista apresenta hoje na Comissão Nacional do PS uma proposta para marcar as eleições directas do secretário-geral para 11 e 12 de maio e o Congresso Nacional entre 25 e 27 do mesmo mês.

Fonte oficial socialista adiantou à agência Lusa que a proposta da Comissão Permanente do PS prevê que o XXII Congresso Nacional se realize em Matosinhos e que o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos seja o presidente da comissão organizadora.

Em Maio próximo, António Costa deverá concorrer pela terceira vez a eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, depois de o ter feito em Novembro de 2014 e maio de 2016.

Por sua vez, o XXII Congresso Nacional do PS será o último do partido antes das eleições legislativas de 2019 e deverá incluir na sua ordem de trabalhos um período dedicado ao debate e votação de propostas de alteração dos estatutos.

Neste capítulo, um dos temas mais controversos prende-se com a clarificação das situações em que o PS poderá organizar eleições primárias (abertas ao voto de cidadãos independentes) na escolha dos seus candidatos a cargos políticos externos, caso dos lugares de primeiro-ministro ou de presidente da câmara.

Na Comissão Nacional do PS deste sábado serão também aprovados um projecto de regulamento das próximas eleições directas (apenas pelos militantes socialistas) para o cargo de secretário-geral, assim como uma proposta para que as eleições para as federações distritais socialistas se realizem nos dias 23 e 24 de Março.

No que respeita às estruturas distritais, sabe-se já que o dirigente socialista Duarte Cordeiro vai candidatar-se à liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, já que o actual presidente, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, atingiu o limite de mandatos no exercício deste cargo.

Na ordem de trabalhos da reunião de hoje do órgão máximo do PS entre congressos estarão ainda a análise da situação política e vários pontos dedicados à apresentação, discussão e votação do Regulamento Geral do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.