Sábado – Pense por si

Cinco inspetores da ASAE detidos por suspeita de corrupção passiva

Os atos de corrupção estão relacionados com ações de fiscalização.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje cinco inspetores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) por suspeita do crime de corrupção passiva, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

A mesma fonte adiantou que os atos de corrupção estão relacionados com ações de fiscalização.

Um comunicado conjunto do Ministério Público e da PJ, que não identifica os detidos como inspetores da ASAE, adianta que em causa está a transmissão de informações privilegiadas a donos de estabelecimentos comerciais.

O comunicado refere que, alem das detenções, a operação policial - denominada "Iceberg" - visou cumprir sete mandados de busca, de que resultou a recolha de "vastos elementos probatórios relacionados com a prática criminosa sob investigação".

"Está em causa a suspeita de transmissão de informações privilegiadas a proprietários e trabalhadores de estabelecimentos comerciais, designadamente de restauração, recebendo contrapartidas monetárias e outros tipos de gratificações", refere o comunicado, adiantando que a operação foi executada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, no âmbito de dois inquéritos dirigidos pelo Departamento de Investigação e Ação penal (DIAP) Regional de Lisboa.

A ação policial desenrolou-se em Lisboa, Vila Franca de Xira, Amadora, Cacém e Fernão Ferro, no concelho do Seixal, e contou com a participação de cerca de 40 inspetores e peritos da Polícia Judiciária.

Os cinco suspeitos serão ouvidos em primeiro interrogatório na quarta-feira no DIAP Regional de Lisboa.

"A investigação, que se encontra em segredo de justiça, prossegue agora no sentido de apurar a dimensão cabal das situações de benefício ilícito e das respetivas contrapartidas desta prática criminosa e, bem assim, da existência de outros comparticipantes", conclui o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.