Sábado – Pense por si

Chuva forte e persistente regressa quinta-feira ao continente

Na sexta-feira está prevista chuva generalizada por todo o território que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada e queda de neve acima dos 1.100 metros de altitude.

A chuva forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada, queda de neve e temperaturas baixas regressam na quinta-feira a Portugal continental, disse à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Ponte.

"Na quinta-feira temos a chegada da precipitação mais frequente e intensa a todo o território. Começa de manhã mais fraca, intensifica durante a tarde e estende-se gradualmente das regiões do litoral para o interior", adiantou.

De acordo com Jorge Ponte, na sexta-feira está prevista chuva generalizada por todo o território que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada e queda de neve acima dos 1.100 metros de altitude.

"No sábado esperamos alguns aguaceiros que diminuirão de frequência e de intensidade e no domingo deverá ocorrer chuva, mas já menos frequente", disse.

Quanto ao vento, o meteorologista do IPMA referiu que na terça-feira o dia foi marcado por muito vento e hoje vai continuar, mas irá enfraquecer ligeiramente.

"Hoje ainda vamos ter bastante vento, a temperatura vai descer ligeiramente e vai-se acentuar e a sensação térmica vai ser baixa por causa do vento", indicou.

Quanto às temperaturas, Jorge Ponte adiantou que estas têm vindo a descer nos últimos dias e vão continuar relativamente baixas na sexta-feira, que será o dia mais frio.

"Sexta-feira vai ser dia mais frio com máximas que podem ser inferiores a 10 graus no interior norte e centro e não devem superar os 14/15 graus na zona de Lisboa. Podem chegar aos 16 e 17 graus no Algarve. No fim de semana deverão começar a subir ligeiramente", realçou.

O meteorologista adiantou igualmente que as temperaturas mínimas também vão estar baixas, podendo chegar aos 0 graus no interior norte e centro e aos 10 no litoral.

"Está previsto um novo episódio de chuva para o início da próxima semana, mas ainda com alguma incerteza. Carece de melhor avaliação", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.