Sábado – Pense por si

Céu limpo com probabilidade de chuva no Continente este domingo

07 de julho de 2019 às 08:48
As mais lidas

Vão registar-se temperaturas máximas entre 23ºC (no Porto, Aveiro, Leiria e Sines) e os 30 (em Bragança).

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, podendo essa nebulosidade persistir em alguns locais do litoral oeste.

A previsão aponta também para a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até final da manhã.

Durante a tarde, o IPMA prevê um aumento de nebulosidade na região Norte, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas zonas montanhosas.

Espera-se vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Centro e Sul a partir do meio da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Lisboa, Aveiro, Porto, Viseu, Faro e Sines) e as máximas entre os 23 (no Porto, Aveiro, Leiria e Sines) e os 30 (em Bragança).

O concelho de S. Brás de Alportel, em Faro, apresenta hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também cerca de 30 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Beja, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!