No âmbito do Programa Troca de Seringas - Diz não a uma Seringa em segunda mão, foram também distribuídos 230 mil preservativos, menos 26% que em igual período do ano passado.
Mais de 670 mil seringas foram distribuídas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 58% relativamente ao período homólogo de 2018, segundo o relatório do Programa Troca de Seringas.
No âmbito do Programa Troca de Seringas - Diz não a uma Seringa em segunda mão, foram também distribuídos 230 mil preservativos, menos 26% que em igual período do ano passado, segundo o relatório relativo ao primeiro semestre de 2019, elaborado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O relatório, divulgado esta segunda-feira no Portal do Serviço Nacional de Saúde, registou uma diminuição de 3% do número das seringas trocadas pelas Unidades dos Cuidados de Saúde Primários e de 11% no Posto Móvel, mas um aumento de 86% no número de seringas distribuídas pelas Equipas de Redução de Riscos e Minimização de Danos.
Registou-se ainda um aumento de 7% no número de seringas trocadas pelas farmácias, comparativamente com o mesmo período do ano passado, refere o relatório semestral que demonstra a evolução do número de seringas distribuidas/trocadas entre janeiro e junho de 2019.
"Este programa, que teve início em 1993 sob a alçada da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, representa a eficácia das medidas e das estratégias adotadas, nomeadamente a redução do número de casos diagnosticados de infeção por VIH, no grupo das pessoas que utilizam drogas injetáveis. Com o auxílio deste programa foi possível atingir o valor mínimo histórico de 1,8%", afirma o Ministério da Saúde.
O Programa Troca de Seringas tem como objetivo evitar a partilha de agulhas, seringas e outros materiais de consumo, promover comportamentos sexuais seguros, através da utilização consistente do preservativo masculino, diminuir o tempo de retenção de seringas usadas pelos utilizadores e evitar o abandono de seringas e agulhas utilizadas na via pública.
Cerca de 670 mil seringas trocadas no primeiro semestre, mais 58% que em 2018
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar