Metade das pessoas registadas com VIH na Europa em 2024 teve diagnóstico tardio
Em Portugal foram registados 997 casos de infeção por VIH, menos que em 2023, mas mais de metade dos diagnósticos ocorreram tardiamente.
Em Portugal foram registados 997 casos de infeção por VIH, menos que em 2023, mas mais de metade dos diagnósticos ocorreram tardiamente.
Face à elevada proporção de diagnósticos tardios de VIH.
Segudo um relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Reduzir as verbas para exames, medicamentos, pacemakers e transporte de doentes: as ideias do ministério de Ana Paula Martins perante o maior corte desde a troika.
A investigação pode vir ser útil para diversas doenças infecciosas para as quais ainda não há vacinas, sendo o tratamento feito com antivirais, como o VIH, o Zika e Herpes simplex e vírus hemorrágicos como o Nipah, o Marburg ou o Lassa.
Podem até nem dar pelo vírus, mas depois da infeção a vida altera-se radicalmente. Simples gestos, como tomar banho, tornam-se um esforço. Ainda não se sabe o que causa a doença - nem se um dia vai passar.
Hoje sabe-se que a vacinação contra a COVID-19 permite reduzir os casos de doença grave, o número de internamentos hospitalares e o número de óbitos associados, sobretudo nas pessoas que apresentam fatores de risco para uma evolução grave da doença.
A prioridade será proteger as mulheres grávidas ou lactantes, adiantou Jeremy Lewin, alto responsável do Departamento de Estado.
Há mais pessoas a fumar heroína e cocaína nas ruas da Mouraria – uma das razões é o fecho da sala de consumo da zona. Novo espaço, aceite pela Câmara de Lisboa, tarda em abrir.
De acordo com o documento da ONUSIDA, a onda de cortes de fundos desestabilizou as cadeias de abastecimento, provocou o encerramento de centros de saúde, deixou milhares de clínicas sem pessoal, atrasou programas de prevenção, interrompeu a deteção precoce do VIH e obrigou várias organizações comunitárias a reduzir ou cessar as suas atividades.
Lavar as mãos. Nunca como nos últimos tempos estas palavras foram tão repetidas. Um gesto simples, que salva vidas.
Denominado Yeztugo, o tratamento consiste em duas injeções anuais.
Os primeiros registos de infeções em seres humanos datam de 7000 a.C., no Egito e na Babilónia.
A imunodeficiência secundária é a que resulta de doença prolongada, do envelhecimento, da ação de medicamentos imunossupressores ou pode ser causada por um agente, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).
"Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade", salienta a DGS.
A acompanhar o desenvolvimento do indivíduo, o sistema imunitário vai evoluindo. Com o envelhecimento chegam as alterações estruturais e funcionais e uma maior propensão para o desenvolvimento de doenças que podem conduzir à morte.