Sábado – Pense por si

Celtejo cumpriu valores limite de emissão definidos para o período de estiagem

31 de outubro de 2018 às 19:20
As mais lidas

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu que a Celtejo tem cumprido os valores limite de emissão definidos no título de utilização de recursos hídricos para o período de estiagem que termina esta quarta-feira.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu que a Celtejo tem cumprido os valores limite de emissão definidos no título de utilização de recursos hídricos para o período de estiagem que termina esta quarta-feira.

"De acordo com os resultados do autocontrolo apresentado pela empresa [Celtejo], tem-se verificado o cumprimento dos valores limites de emissão (VLE) definidos no título de utilização de recursos hídricos (TURH) para o período de estiagem que termina hoje [31 de outubro]", explicou à agência Lusa fonte da APA.

A Celtejo, fábrica de pasta de papel da Altri, em Vila Velha de Ródão, responsável por 96% do efluente rejeitado, foi obrigada a reduzir em 52% a carga poluente que despeja no rio Tejo.

A APA estabeleceu uma nova licença que determina uma redução de 52% da carga poluente em dois períodos distintos: Estiagem, que decorre de 1 de maio a 31 de outubro, e húmido, que vai de 01 de Novembro a 30 de abril.

Segundo a APA, a partir desta quarta-feira a Celtejo passa a aplicar os VLE também definidos no TURH para o período húmido.

Os termos das novas licenças para as empresas localizadas em Vila Velha de Ródão seguem um novo paradigma, que considera a necessidade de os operadores se adaptarem às consequências das alterações climáticas, em particular aos fenómenos de seca e ao seu impacto na qualidade das massas de água.

Em todas estas licenças é determinada uma redução da carga poluente em relação às anteriores e a criação de um período excecional, decretado pela APA, sempre que as condições meteorológicas ou as condições qualitativas e quantitativas do meio recetor, o rio Tejo, o exigirem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.