Sábado – Pense por si

CDS-PP já escolheu substituto de Ventura em Loures

PSD manteve apoio a candidato à autarquia

O advogado Pedro Pestana Bastos é o candidato do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Loures, disse hoje à Lusa a presidente da Concelhia de Loures daquele partido, que retirou o apoio a André Ventura.

"É um político com traquejo", afirmou a presidente da Concelhia de Loures do CDS-PP, Lizette Carmo, acrescentando que está "confiante" com a candidatura do advogado Pedro Pestana Bastos: "É uma boa escolha", ele é da Concelhia".

O advogado Pedro Pestana Bastos também confirmou à Lusa a candidatura pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Loures.

Na terça-feira, o CDS-PP anunciou que iria seguir "um caminho próprio" nas eleições autárquicas em Loures, abandonando a coligação com o PSD, encabeçada por André Ventura, expressando "profundo incómodo" pela forma como o candidato se referiu à comunidade cigana.

"No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, dr. André Ventura, e depois de o CDS ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017", anunciou o líder da distrital de Lisboa do partido, João Gonçalves Pereira.

Entre outras referências, André Ventura afirmou numa entrevista publicada na semana passada pelo jornal i que há pessoas que "vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado" e que acham "que estão acima das regras do Estado de direito", considerando que tal acontece particularmente com a comunidade cigana.

Já depois do anúncio do CDS-PP, fonte da direcção do PSD disse à Lusa que o partido mantém o apoio ao candidato à Câmara Municipal de Loures.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 1 de Outubro, concorrem à presidência da Câmara de Loures Bernardino Soares (CDU), Sónia Paixão (PS), André Ventura (coligação PSD e PPM), Fabian Figueiredo (BE) e Pedro Pestana Bastos (CDS-PP).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.