"Não chega dizer que não queremos mais um tostão para o Novo Banco. Temos de ir mais longe", defendeu líder bloquista.
A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que o Governo deve travar as transferências para o fundo de resolução do Novo Banco e realizar uma auditoria, de forma a denunciar o contrato com a Lone Star.
"Não chega dizer que não queremos mais um tostão para o Novo Banco. Temos de ir mais longe. Temos de saber o que aconteceu e temos de denunciar o contrato que o Estado português fez com a Lone Star e que serve para este assalto permanente aos cofres públicos", afirmou Catarina Martins.
A coordenadora bloquista falava esta tarde na cidade de Almada, no distrito de Setúbal, durante uma sessão de 'rentrée' do partido, que contou também com a intervenção da deputada Joana Mortágua.
Catarina Martins já tinha afirmado hoje em entrevista ao Expresso que o BE faz depender a viabilização do Orçamento do Estado do fim das transferências para o Novo Banco e da realização de uma auditoria feita por instituições públicas.
Na entrevista, Catarina Martins considera "uma irresponsabilidade" o Orçamento para 2021 prever continuar a fazer transferências para o Novo Banco, por entender que a gestão do banco "está a lesar o interesse público em milhões e milhões de euros".
Na sessão hoje à tarde, a líder bloquista defendeu a necessidade de o poder político se "libertar do sistema financeiro" e mudar as prioridades de investimento.
"Que tenhamos a coragem de usar bem os recursos públicos na resposta ao nosso povo nesta crise e travemos a sangria de recursos para o Novo Banco e para o sistema financeiro", desafiou.
No seu discurso, Catarina Martins aproveitou também a afirmação da presidente, Ursula von der Leyen, de que "nada será como antes" da pandemia de covid-19 para pedir que se olhe para quem "esteve sempre na linha frente" com salários precários e sem direito a um contrato de trabalho.
"Este é o momento de fazer escolhas, pois nada poderá ficar como antes", atestou.
Catarina Martins insiste no fim de transferências para o Novo Banco e uma auditoria
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.