Sábado – Pense por si

Casos de Covid-19 nas escolas são normais, diz DGS

16 de setembro de 2020 às 19:45
As mais lidas

Graça Freitas disse serem situações que se esperavam, uma vez que o vírus circula na comunidade.

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, considerou hoje normais casos de covid-19 em escolas e disse que são situações que se esperavam, uma vez que o vírus circula na comunidade.

Numa conferência de imprensa para fazer o ponto da situação sobre a covid-19, quando questionada sobre pelo menos duas escolas que fecharam devido a casos de infeção, Graça Freitas disse que há "casos isolados", alguns que surgiram até antes da abertura das escolas, mas que não é nada que a Direção-Geral da Saúde (DGS) não esperasse.

A responsável afirmou ser verdade que devido a esses casos escolas ou turmas vão começar o ano letivo mais tarde, mas acrescentou depois que não há qualquer situação que a DGS não considere normal.

"Há casos de facto na comunidade educativa, professores, alunos, mas são casos que estaríamos à espera, uma vez que o vírus está a circular. Não há nada de extraordinário a reportar", disse.

Portugal contabiliza pelo menos 1.878 mortos associados à covid-19 em 65.626 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

A nível mundial a pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.