NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A Câmara Municipal de Montalegre colocou 200 armadilhas pelo concelho, para "defender a vida económica, cultural e ambiental".
A Câmara Municipal de Montalegre capturou 13 mil vespas asiáticas entre março e junho, após a colocação de 200 armadilhas pelo concelho, para "defender a vida económica, cultural e ambiental", disse hoje à Lusa o presidente.
O autarca deMontalegre, no distrito deVila Real, Orlando Alves, revelou que poderão "redobrar ou triplicar" os esforços, de acordo com as propostas técnicas que serão apresentadas, para a implementação de mais armadilhas e defendeu que a iniciativa deve ser "replicada" em todos os munícipio.
"A vespa invade o território barrosão vindo preferencialmente da zona minhota. É onde se têm feito as maiores capturas e ficaria muito satisfeito se este projeto que temos em desenvolvimento fosse replicado em outros concelhos. É uma luta que tem de ser feita sem poupanças financeiras", vincou.
Satisfeito com os números, mas não surpreendido pela iniciativa "pioneira" aplicada, o autarca garantiu que apesar de obrigar a um "grande investimento", o município barrosão não "enjeitará esforços" para a defesa de um património ambiental e paisagístico e uma atividade económica "bonita" que tem de ser apoiada, a apicultura.
"Esta praga é um problema para a atividade económica, ambiental e de saúde pública, e gostaria que o nosso exemplo fosse replicado em todos os município do país, principalmente naquelas zonas onde a proliferação é maior", realçou o presidente da autarquia, Orlando Alves.
Além da realização de sessões de esclarecimento, que têm sido feitas na sede do município e nas juntas de freguesia do concelho, e que vão continuar a acontecer, com "o envolvimento de todos os apicultores", Orlando Alves adiantou que quando as temperaturas descerem e as abelhas hibernarem, irão ser "reforçadas fileiras" para a captura de ninhos.
"Vamos promover as chamadas caminhadas de nariz para o ar, para encontrar os ninhos da vespa asiática que estão sempre bem dissimulados nas copas das árvores, e ajudar as equipas especializadas que irão fazer a captura", explicou.
O município defende que é de extrema importância a difusão de informação sobre este tema, para que "cada cidadão possa ter um papel ativo na identificação e comunicação de avistamento destas vespas e dos seus ninhos".
Capturadas 13 mil vespas asiáticas entre março e junho em Montalegre
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.