Sábado – Pense por si

Camionistas voltam a reunir-se com o Governo na próxima semana

05 de dezembro de 2018 às 21:19
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O presidente da ANTP declarou ser importante levar a cabo uma "reorganização do sector" e que o primeiro passo é conhecer o seu universo actualmente.

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) vai reunir-se novamente com o Governo na próxima semana, com o objectivo de debater alterações ao contrato colectivo de trabalho (CCT).

Em declarações à Lusa, o presidente da associação, Márcio Lopes, deu conta dos resultados da reunião que teve hoje com o executivo e da intenção de realizar novo encontro, ainda sem data, na próxima semana.

"Muitos motoristas descontam cada vez mais", lamentou o responsável da ANTP, garantindo que a associação já levou o problema a Bruxelas e irá continuar a exercer pressão junto da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e do Governo para mitigar estas condicionantes.

"Debatemos o pagamento em 30 dias, ainda que o Governo nos tenha dito que não consegue obrigar as empresas a pagar nestes prazos", referiu o dirigente associativo que, ainda assim, espera que seja possível arranjar formas de mitigar o problema nos atrasos dos pagamentos.

Além disso, está em cima da mesa a suspensão da concessão de alvarás durante um período de tempo, para depois avaliar quantas empresas de facto estão a operar neste momento, adiantou Márcio Lopes.

O presidente da ANTP declarou ser importante levar a cabo uma "reorganização do sector" e que o primeiro passo é conhecer o seu universo actualmente.

O dirigente salientou que estes problemas, caso não sejam resolvidos, podem fazer com que muitas empresas não tenham condições para se manter no mercado.

Em Novembro, a associação teve uma reunião "inconclusiva" com a DGERT e encontrou-se com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e com o secretário de Estado das Infraestruturas.

"Conseguimos alinhavar e criar uma calendarização de trabalhos que vamos promover. Nada para agora, nada em concreto que nos ajude e que nos [permita dizer que] conseguimos suportar os custos que estamos a ter nas nossas empresas", acrescentou Márcio Lopes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?