O alerta para o acidente foi dado às 09h42 e foram mobilizados meios dos bombeiros para o local, aguardando-se a chegada de uma equipa de mergulhadores.
Um camião de transporte de pedras caiu este sábado para o interior de uma pedreira no concelho de Vila Viçosa (Évora) e a Proteção Civil suspeita que o motorista se encontre no interior do veículo, que ficou submerso.
O comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, revelou à agência Lusa que hoje de manhã "caiu uma máquina, tipo um camião, que estava a trabalhar e a deitar pedras" numa pedreira situada na freguesia de Vila Viçosa.
"O camião estava a trabalhar ali. Ainda não foi retirado, está submerso" no interior da pedreira, que tinha água, "e, provavelmente, o motorista ainda está lá dentro", acrescentou José Ribeiro, que disse não se encontrar no local da ocorrência, onde está o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora (CDOS).
O alerta para o acidente, disse à Lusa fonte do CDOS de Évora, foi dado às 09:42 e foram mobilizados meios dos bombeiros para o local, aguardando-se, às 11:30, a chegada de uma equipa de mergulhadores.
"Os mergulhadores devem estar já a a chegar ao local", sublinhou à Lusa o comandante José Ribeiro, cerca dessa hora.
Contactado pela Lusa, o Comando Territorial de Évora da GNR confirmou que os bombeiros "receberam o alerta" para o acidente "por volta das 10:00" e que este envolveu "um camião de transporte de pedras, dos materiais da pedreira".
"Pelo que conseguimos apurar, foi um acidente de trabalho. O condutor do camião andava dentro da pedreira a transportar pedras de um lado para o outro e, num dos transportes, deve ter-se chegado demasiado à berma e o veículo caiu numa ravina e está, neste momento, submerso", disse a fonte da força de segurança.
Segundo a GNR, "os meios da Proteção Civil encontram-se no local e estão a tentar recuperar o operário", que estará "no interior do veículo".
Numa altura em que está quase a cumprir um ano (a data assinala-se no próximo dia 19) do acidente ocorrido no vizinho concelho de Borba, que provocou cinco mortos, devido ao aluimento de parte de uma estrada municipal que arrastou terra e pedras para o interior de pedreiras, a fonte da GNR frisou que a ocorrência de hoje é distinta.
"Do que apurámos, nada tem a ver com as condições da pedreira, nem com fatores externos. Foi um acidente de trabalho, se calhar por alguma distração do condutor", afirmou.
Camião cai em pedreira em Vila Viçosa. Condutor deve estar submerso no interior
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.