NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A câmara referiu que "já se pronunciou frontalmente contra" e "tudo irá fazer para evitar" o fecho de "quaisquer níveis de ensino" em duas escolas.
A Câmara de Serpa (CDU), no distrito deBeja, acusou esta terça-feira oGovernode seguir "critérios cegos" ao admitir o fecho de duas escolas com pré-escolar no concelho e manifestou-se contra tal possibilidade.
Num comunicado enviado à agência Lusa, o município de Serpa referiu que foi informado pelo Ministério da Educação que a Escola Primária de A-do-Pinto (pré-escolar e primeiro ciclo), bem como o pré-escolar de Vales Mortos "podem vir a encerrar já no próximo ano letivo".
Segundo a autarquia alentejana, a "possibilidade levantada pelo Ministério da Educação segue 'critérios cegos' e não particulariza situações como as que se vivem" nas duas aldeias, onde "o encerramento das escolas pode vir a ditar mais desertificação".
O município manifestou-se contra o eventual fecho das duas escolas e referiu que a decisão está "nas mãos" do Ministério da Educação e "dependente do número de crianças matriculadas".
"As escolas ainda são o grande polo de desenvolvimento das localidades e das próprias famílias", frisa o município, defendendo que a deslocação de crianças para estabelecimentos de pré-escolar noutras localidades "não é a melhor solução", porque, por causa disso e por não ser de frequência obrigatória, "muitas crianças deixariam de o frequentar".
A câmara referiu que "já se pronunciou frontalmente contra" e "tudo irá fazer para evitar" o fecho de "quaisquer níveis de ensino" nas duas escolas.
A autarquia indicou também que a vereadora da Câmara de Serpa com o pelouro da Educação, Odete Borralho, já reuniu com a Direção de Serviços da Região do Alentejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), as direções dos dois agrupamentos de escolas do concelho e os pais e encarregados de educação dos alunos das duas escolas.
A Câmara de Serpa frisa que, "apesar de não ser uma decisão sua, está contra o encerramento de escolas e outros serviços públicos que servem as populações e não irá medir esforços para os defender".
Câmara de Serpa contra fecho de escolas no concelho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»