NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Foram apresentados resultados de análises à água do rio Douro nos areinhos de Oliveira do Douro, Avintes, Arnelas, Crestuma e Lever.
A Câmara de Vila Nova de Gaia apresentou resultados de análises à água do rio Douro nos areinhos de Oliveira do Douro, Avintes, Arnelas, Crestuma e Lever contrários aos anunciados hoje pelas freguesias de Avintes e Oliveira do Douro.
Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto disse que "foi vinculada informação desatualizada nas páginas de Facebook das juntas de freguesia de Oliveira do Douro e de Avintes, entretanto divulgada na comunicação social, referentes aos valores de análises efetuadas nos areinhos fluviais de Vila Nova de Gaia, concretamente no areinho fluvial de Oliveira do Douro e Avintes".
As duas juntas de freguesias desaconselharam hoje a população a ir a banhos nos respetivos areinhos devido à concentração de E. Coli e enterococos.
Precisando não estarem estes dois locais "classificados como praias", a câmara mantém "um rigoroso programa de monitorização, sendo ainda vigiados por Nadadores Salvadores e possuindo uma zona de balizamento para garantir a segurança dos utilizadores".
"Não obstante dos valores reportados nas páginas das juntas de freguesia, referentes a análises realizadas em 15 de julho de 2020, a Águas de Gaia E.M. S.A. realizou, através de laboratório independente, análises no passado dia 21 de julho de 2020 à água do Rio Douro", informou o município.
Versando os "areinhos de Oliveira do Douro, Avintes, Arnelas, Crestuma, e também em Lever", as análises indicaram "valores abaixo do limite legal, em ambos os parâmetros analisados (parâmetros que a legislação em vigor determina para avaliação da qualidade da água balnear), ou seja, Escherichia Coli e Enterococos".
Refere o comunicado da câmara que no caso de Oliveira do Douro, "o resultado da análise microbiológica a Escherichia Coli (Norma/Método ISO 9308-3:1998/cor 1:2000) é de 200 NMP/100 ml quando o valor limite é de 1500 NMP/100 ml e Enterococos (Norma/Método ISO 7899-1:1998/cor 1:2000) é de 61 NMP/100 ml e o valor limite é de 500 NMP/100 ml".
No caso de Avintes, continua a nota de imprensa, "o resultado da análise microbiológica a Escherichia Coli (Norma/Método ISO 9308-3:1998/cor 1:2000) é de 780 NMP/100 ml quando o valor limite é de 1500 NMP/100 ml e Enterococos é de 15 NMP/100 ml e o valor limite é de 500 NMP/100 ml".
O executivo considera em ambos os casos, assim como nas outras três áreas fluviais analisadas, estar a "água própria para banhos, quanto às determinações efetuadas", e informa "ter enviado para a Administração Regional de Saúde do Norte os resultados destas contra-análises".
"Informamos ainda que estes espaços são de lazer e que, embora não sejam classificados como praias, têm a mesma atenção e cuidado, quer ao nível do controlo e monitorização analítica, quer pelo cuidado nas infraestruturas e principalmente no apoio e vigilância a banhistas, verificando-se por parte dos utilizadores o respeito pelas recomendações da Direção-Geral da Saúde", observa a autarquia.
Câmara de Gaia garante água boa para banhos nos areinhos do concelho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.