Os valores de temperatura máxima, prevê o IPMA, vão subir acima de "30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior".
As temperaturas vão aumentar a partir de quinta-feira e superar os 40 graus em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior, segundo as previsões divulgadas hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Luís Forra/Lusa
"Existe uma tendência para que o anticiclone, localizado na região dos Açores, se intensifique e se estenda em crista para a Europa Central a partir de dia 24, originando um fluxo do quadrante leste e, consequentemente, um transporte de uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica e o arquipélago da Madeira", explicou o IPMA, num comunicado.
Assim, depois de dias "com temperaturas próximas, ou ligeiramente inferiores, ao normal para a época do ano no continente", que vão continuar no início desta semana, "prevê-se uma subida significativa da temperatura do ar no final da semana", indicou a mesma nota informativa.
Os valores de temperatura máxima, prevê o IPMA, vão subir acima de "30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior".
No arquipélago da Madeira, as temperaturas máximas "poderão rondar ou mesmo ultrapassar 30°C, em especial na vertente sul e nas regiões montanhosas", acrescentou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera admite que ainda existe "alguma incerteza na intensidade e duração do episódio, aconselhando o acompanhamento das previsões nos próximos dias".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar