NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O BE já tinha definido o primeiro trimestre de 2018 como prazo para a entrega de um projecto de lei no parlamento para legalizar a eutanásia e o suicídio assistido.
O Bloco de Esquerda realiza, a 2 de Fevereiro, uma conferência nacional, em Lisboa, sobre a despenalização da eutanásia, concluindo um processo de debate alargado pelo país, antes de entregar o seu projecto de lei no Parlamento.
"Vamos discutir questões médicas, jurídicas e políticas", disse àLusao deputado bloquista José Manuel Pureza, acrescentando que o programa está a ser concluído.
O BE tinha definido o primeiro trimestre de 2018 como prazo para a entrega de um projecto de lei no parlamento para legalizar a eutanásia e o suicídio assistido.
Com a entrega do projecto de diploma que regula estas duas formas de morte assistida, o BE conclui um processo de debate descentralizado em que foram sendo "recolhidos elementos" para o diploma.
O Bloco de Esquerda tem um anteprojecto, trabalhado com o ex-coordenador do BE, o médico João Semedo, que foi discutido em debates espalhados pelo país.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com um deputado, foi o primeiro a apresentar um projecto de lei sobre a morte assistida e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também anunciou uma iniciativa neste sentido.
Um grupo de deputados do PS tem o acordo da direcção do partido para apresentar uma iniciativa ou apoiar uma das já existentes ou a apresentar.
À direita, o PSD já decidiu dar liberdade de voto, apesar de prometer uma posição oficial e admitir todos os cenários, incluindo o do referendo. O CDS-PP é contra.
Os bloquistas apresentaram em Fevereiro de 2017 o seu anteprojecto que permite as duas formas de morte assistida, a eutanásia e o suicídio assistido, e admitem a sua realização em estabelecimentos de saúde oficiais e em casa do doente.
Bloco organiza colóquio sobre eutanásia antes de entregar projecto
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.