Sábado – Pense por si

Bispos portugueses rejeitam medidas excepcionais contra abusos sexuais de crianças

11 de setembro de 2018 às 22:41
As mais lidas

O padre Manuel Barbosa considera que as medidas existentes já "estão bem vincadas numa linha de prevenção, de protecção, de atenção àqueles que foram prejudicados".

Os bispos portugueses afastaram esta terça-feira a aplicação de eventuais medidas excepcionais contra os abusos sexuais de crianças por padres católicos, invocando directrizes da Igreja de 2012.

"Não é necessário tomar medidas excepcionais, porque elas [medidas] estão bem vincadas numa linha de prevenção, de protecção, de atenção àqueles que foram prejudicados", afirmou, citado pela agência Ecclesia, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa após a reunião mensal do Conselho Permanente do organismo, em Fátima.

Segundo o porta-voz da CEP, organismo que reúne os bispos portugueses, as directrizes de 2012 do episcopado católico para os casos de abuso sexual de menores são claras e estão a ser aplicadas em Portugal, em coordenação com as orientações da Santa Sé, em Roma.

"É preciso mantê-las bem activas para que esses casos não aconteçam", sublinhou.

A agência Ecclesia refere que as normas, agrupadas em 51 pontos, respondem a "uma exigência" feita pela Congregação da Doutrina da Fé, organismo da Santa Sé que, em 2011, pediu aos episcopados católicos de todo o mundo a elaboração de directrizes para tratar os casos de abusos sexuais.

Manuel Barbosa assinalou, na conferência de imprensa, a intenção da Conferência Episcopal Portuguesa de "assumir e reforçar" o conteúdo da carta enviada pelos bispos ao papa a 3 de Setembro.

Na carta enviada ao líder da Igreja Católica, os bispos portugueses manifestam "total apoio" a Francisco e declaram-se disponíveis para seguir as suas orientações para erradicar "a chaga" do abuso sexual de crianças por padres.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.