A cidade vai promover iniciativas no âmbito da Campanha Setembro Amarelo, para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e consciencializar a população sobre a temática
Beja é a primeira cidade portuguesa a promover iniciativas no âmbito da Campanha Setembro Amarelo, que decorre anualmente neste mês para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e consciencializar a população sobre a temática.
A campanha, que começou em 2014, em Brasília, capital do Brasil, chega este ano a Beja, "a primeira cidade portuguesa a desenvolvê-la", refere a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Com o objectivo de consciencializar a população sobre a prevenção do suicídio, a campanha chega a Beja por iniciativa do Observatório dos Comportamentos Suicidários da ULSBA e da ARIS da Planície - Associação de Reabilitação e Integração Social da Pessoa com Experiência de Doença Mental.
No âmbito da campanha, as duas entidades promovem, durante este mês, em Beja, várias actividades, como tertúlias, para debater o tema da prevenção do suicídio.
Abertas à população, as tertúlias sobre prevenção do suicídio, quatro no total, vão decorrer sempre às quartas-feiras, a partir das 18:00, no Centro UNESCO, em Beja, e contar com a participação de especialistas na área.
A primeira tertúlia vai decorrer na quarta-feira e contar com a presença da psicóloga e investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Inês Rothes.
No domingo, a partir das 10:00, no átrio do hospital de Beja, vai realizar-se uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que será seguida do passeio de bicicleta "Juntos a pedalar".
No dia 20, a partir das 11:00, na sala de conferências do hospital de Beja, vai decorrer um "workshop" sobre avaliação do risco suicidário a cargo de dois médicos internos de psiquiatria da ULSBA.
Em todas as sextas-feiras, às 18:00, e em todos os domingos, às 11:00, deste mês, vai ser transmitido, numa rádio de Beja, o programa "Saúde por si", com conteúdos dedicados à campanha.
A campanha inclui também, até dia 16, as iniciativas "De bicicleta pelo mundo fora", com passeios de bicicleta no distrito de Beja, e "Cinco quilómetros pela prevenção do suicídio", nos ginásios da cidade.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, assinala-se no dia 10 de Setembro.
Beja é 1.ª cidade portuguesa a promover campanha internacional de prevenção do suicídio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.