NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A cidade vai promover iniciativas no âmbito da Campanha Setembro Amarelo, para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e consciencializar a população sobre a temática
Beja é a primeira cidade portuguesa a promover iniciativas no âmbito da Campanha Setembro Amarelo, que decorre anualmente neste mês para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e consciencializar a população sobre a temática.
A campanha, que começou em 2014, em Brasília, capital do Brasil, chega este ano a Beja, "a primeira cidade portuguesa a desenvolvê-la", refere a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Com o objectivo de consciencializar a população sobre a prevenção do suicídio, a campanha chega a Beja por iniciativa do Observatório dos Comportamentos Suicidários da ULSBA e da ARIS da Planície - Associação de Reabilitação e Integração Social da Pessoa com Experiência de Doença Mental.
No âmbito da campanha, as duas entidades promovem, durante este mês, em Beja, várias actividades, como tertúlias, para debater o tema da prevenção do suicídio.
Abertas à população, as tertúlias sobre prevenção do suicídio, quatro no total, vão decorrer sempre às quartas-feiras, a partir das 18:00, no Centro UNESCO, em Beja, e contar com a participação de especialistas na área.
A primeira tertúlia vai decorrer na quarta-feira e contar com a presença da psicóloga e investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Inês Rothes.
No domingo, a partir das 10:00, no átrio do hospital de Beja, vai realizar-se uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que será seguida do passeio de bicicleta "Juntos a pedalar".
No dia 20, a partir das 11:00, na sala de conferências do hospital de Beja, vai decorrer um "workshop" sobre avaliação do risco suicidário a cargo de dois médicos internos de psiquiatria da ULSBA.
Em todas as sextas-feiras, às 18:00, e em todos os domingos, às 11:00, deste mês, vai ser transmitido, numa rádio de Beja, o programa "Saúde por si", com conteúdos dedicados à campanha.
A campanha inclui também, até dia 16, as iniciativas "De bicicleta pelo mundo fora", com passeios de bicicleta no distrito de Beja, e "Cinco quilómetros pela prevenção do suicídio", nos ginásios da cidade.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, assinala-se no dia 10 de Setembro.
Beja é 1.ª cidade portuguesa a promover campanha internacional de prevenção do suicídio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.