Sábado – Pense por si

BE: "Precisamos de ação coletiva, insubmissão e desobediência ao poder"

Margarida Davim
Margarida Davim 26 de maio de 2023 às 23:31

O arranque da Convenção do BE foi dedicado a pensar nas formas de combate ao populismo e à extrema-direita. Do Brasil e de França vieram avisos sobre os perigos do neoliberalismo e do fascismo e ideias de resistência.

A sessão de arranque da Convenção do Bloco de Esquerda parecia começar morna. A sala do Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, ficou meio vazia, mesmo que no programa estivesse Guilherme Boulos, do PSOL, uma estrela da esquerda brasileira que animou a plateia com uma ideia de resistência face aos riscos do populismo e da extrema-direita. "Se eles globalizam o ódio, é nosso papel globalizar a esperança", disse, arrancando uma ovação entusiasmada dos delegados bloquistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.