Os banhos na praia da Vieira, na Marinha Grande, foram proibidos durante dois dias pela presença de medusas no mar.
Os banhos na praia da Vieira, na Marinha Grande, são novamente possíveis sem restrições a partir de hoje, depois de dois dias sem deteção de presença de 'Medusa Velella' no mar, informou o comandante da Capitania do Porto da Nazaré.
Hoje de manhã, a Capitania fez um ponto da situação com a Autoridade de Saúde que, avança Paulo Agostinho, "nada tem a obstar à abertura" porque "nas últimas 48 horas não foi detetada nem vista qualquer medusa".
Por isso, explica o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, desde manhã que a praia da Vieira se encontra sem qualquer restrição de banhos.
Paulo Agostinho indicou que as autoridades vão "continuar a acompanhar e a alertar as pessoas", sensibilizando-as para, "no caso de verem [a 'Medusa Velella'], chamarem o nadador-salvador e as autoridades e, acima de tudo, não lhe tocarem".
A restrição de banhos naquela praia do distrito de Leiria foi imposta pela Autoridade Marítima Nacional no dia 04 de agosto, sendo prorrogada sábado, depois de um banhista ter estado em contacto com uma medusa, levando ao hastear da bandeira vermelha.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a 'Velella' assemelha-se a uma vela, "flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais".
Paulo Agostinho avança que "não há nenhuma justificação nem estudo científico que explique com rigor" o aparecimento: "Os animais estão no habitat deles e podem aparecer devido a correntes, ventos ou outros motivos".
Segundo o comandante da Capitania, a presença da medusa é, por isso, "natural" e ocorre com frequência.
"Tem acontecido noutros anos, umas vezes mais a norte, outras mais a sul. Quando é mais a sul, surge nas praias selvagens e ninguém dá por isso. Nesta, que é uma praia concessionada, vê-se melhor", explicou.
Banhos admitidos sem restrições na praia da Vieira, na Marinha Grande
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?