NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Diretor do Observatório Meteorológico do Funchal admitiu que o aviso emitido devia ter sido vermelho e não amarelo. O temporal de ontem em Ponta Delgada e Boaventura, causou inundações e enxurradas, e levou à retirada de 27 pessoas de casa.
O diretor do Observatório Meteorológico do Funchal admitiu na sexta-feira ao final da noite que o aviso emitido para a Madeira devia ter sido vermelho e não amarelo, mas frisou que se tratam de previsões, pelo que são falíveis.
Victor Prior falava à Lusa a propósito do temporal que ontem, sexta-feira, caiu na zona de Ponta Delgada e Boaventura, causando inundações e enxurradas, e que levou à retirada de 27 pessoas de casa por precaução.
O responsável defendeu que os avisos são emitidos "em termos de previsão e da observação" e que outra coisa "é depois de acontecido".
Face à quantidade de precipitação registada em alguns locais, Victor Prior reconheceu que deveria ter sido vermelho.
Mas isto "depois do que efetivamente aconteceu e foi registado, porque os avisos são para avisar e não para dizer o que já aconteceu", frisou.
O diretor do Observatório Meteorológico do Funchal disse ainda à Lusa que as condições meteorológicas na Madeira melhoraram "bastante", uma vez que a quantidade de precipitação diminuiu "bastante" a partir das 21h30, sensivelmente.
"A quantidade de precipitação já foi muito mais baixa na última hora [ontem pelas 23h] pelo que a situação, à partida, tem tendência a melhorar, agora já melhorou muito", afirmou, acrescentando que zero milímetros foi a precipitação quase em todo o lado.
"Na bica da Cana foi 0,1 milímetros; no Pico do Arieiro 0,5, em São Vicente 0,7 [contra 39 às 18:00] e Porto Moniz 10,5 milímetros [contra 161]", explicou.
As chuvas fortes no norte da ilha da Madeira provocaram inundações nos concelhos de São Vicente e de Santana, sobretudo nas freguesias da Boa Ventura, Ponta Delgada e Arco de São Jorge.
Nestas zonas, foram registados transbordos de ribeiras, enxurradas de lama e pedras, algumas derrocadas e quedas de árvores e cortes de estradas.
A previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do estado do tempo a partir da noite de sexta-feira.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres