Sábado – Pense por si

Autarca de Braga que pagou condenações com dinheiro da junta acusado de peculato

08 de novembro de 2019 às 15:25
As mais lidas

Em causa estão uma indemnização no valor de 1.200 euros e outra de 500, bem como juros no valor de 1.860 euros.

OMinistério Público(MP) acusou de peculato um autarca do concelho de Braga que alegadamente pagou com dinheiro da junta de freguesia em que é secretário duas indemnizações a que fora condenado em tribunal a título "estritamente pessoal".

Em nota esta sexta-feira publicada na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que, de acordo com a acusação, em causa estão uma indemnização no valor de 1.200 euros e outra de 500, bem como juros no valor de 1.860 euros.

O MP considerou indiciado que o arguido, "embora sabendo que fora condenado a título estritamente pessoal, em abril e maio de 2016 determinou que fossem transferidas da conta bancária titulada pela junta de freguesia para as contas dos credores das indemnizações" aquelas quantias.

Pediu ainda o MP que o arguido seja condenado a entregar ao Estado o valor total em causa, "correspondente à vantagem criminosa que teve com a prática dos factos, sem prejuízo dos direitos da autarquia ofendida".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.