Sábado – Pense por si

Ataque em Inglaterra: deputado do Chega e extrema-direita portuguesa espalham desinformação

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 02 de agosto de 2024 às 07:00

Grupos de extrema-direita dizem que suspeito das mortes em Southport é imigrante. Tribunal desmentiu informação e revelou identidade do suspeito. Em Portugal, o grupo 1143, de Mário Machado, e o deputado do Chega Pedro Frazão também partilharam desinformação para atacar imigrantes.

Foi uma verdadeira tragédia. Em Southport, no noroeste de Inglaterra, um homem esfaqueou e matou três crianças numa aula de dança, incluindo a lusodescendente Alice Aguiar, de 9 anos. Em Portugal, mesmo sem conhecer a identidade do suspeito, movimentos de extrema-direita apressaram-se a atribuir a culpa a "um imigrante". Pormenor: isso é falso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro