NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Para repor os rebanhos perdidos com os incêndios de Outubro, a ANCOSE lançou uma campanha para apadrinhamento de borregas, que vão ser recriadas.
A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) lançou uma campanha para apadrinhamento de borregas Serra da Estrela, que vão ser recriadas para repor os rebanhos perdidos com os incêndios de 15 e 16 de Outubro.
"Ajude-nos na recria destes animais", apela a ANCOSE, numa publicação na rede social Facebook, referindo que os interessados poderão dar um nome ao animal apadrinhado e seguir o seu percurso desde a recria até ao rebanho de destino.
Qualquer pessoa pode fazer um donativo financeiro sem limite mínimo ou máximo (através da conta da Caixa Geral de Depósitos IBAN PT50 0035 0567 00021581730 42).
"Como houve uma perda significativa de ovinos, há a necessidade de repovoar outra vez a Serra da Estrela, recriando todos os animais que vierem a nascer agora, para que os valores sejam repostos", explicou à agência Lusa o engenheiro agrónomo da ANCOSE João Madanelo.
A associação está a montar um centro de recria de borregas Serra da Estrela, que deve estar pronto até ao final do ano para garantir o repovoamento desta raça de ovelhas, explanou.
Segundo João Madanelo, a recria não é atractiva para os produtores, que normalmente optam por vender a maior parte das borregas para carne, mantendo apenas as necessárias para substituir as ovelhas que já estão velhas ou doentes.
A criação das borregas até estarem prontas para produzir leite demora sete ou oito meses e pode custar "cerca de 200 euros", sublinhou.
Neste momento, a ANCOSE já tem cerca de 100 borregas para recria, mas com o nascimento de muitas por esta altura o número deverá aumentar consideravelmente até Janeiro ou Fevereiro, acrescentou.
"Temos necessidade de recriar tudo o que for possível", sublinhou, referindo que quem optar por apadrinhar está a contribuir para a preservação de uma ovelha autóctone, cuja "função se estende para lá da produção de alimento".
O ganho "é colectivo, é de todos".
Associação convida ao apadrinhamento de borregas Serra da Estrela
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."