A operação de fiscalização serviu para verificar "condições de higiene e segurança alimentar dos géneros alimentícios mais apreciados pelos consumidores na época do Natal".
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou sete processos crime por abate clandestino de animais e suspendeu a actividade de seis operadores económicos, no âmbito de uma operação de fiscalização de Natal, anunciou hoje aquela entidade.
A operação de fiscalização, que decorreu em datas não divulgadas, teve âmbito nacional "para verificação das condições de higiene e segurança alimentar dos géneros alimentícios mais apreciados pelos consumidores na época do Natal", refere a ASAE num comunicado hoje divulgado.
No âmbito dessa operação, "foram instaurados sete processos crime por abate clandestino, resultando de actividades ilegais de abate de animais fora das instalações licenciadas para o efeito, susceptíveis de afectar a saúde dos consumidores, tendo sido detectada ainda a utilização, num dos casos, de marcador de tinta imprópria para consumo procurando imitar a marca legal sanitária".
Ao todo, "foram fiscalizados mais de uma centena de operadores económicos incluindo unidades de fabrico, designadamente padarias, fábricas de bolo-rei e doçaria tradicional, armazenamento e estabelecimentos de comércio a retalho de bacalhau, polvo, frutos secos, lojas gourmet, entre outros".
Além dos sete processos crime, a ASAE instaurou "27 processos de contra-ordenação destacando-se como principais infracções o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, inconformidades relativas à implementação do HACCP [sigla em inglês de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos], a falta de comunicação prévia, inconformidades de rotulagem dos géneros alimentícios, entre outras".
A ASAE decretou ainda "a suspensão de actividade de seis operadores económicos por incumprimento de requisitos de higiene" e apreendeu "produtos alimentares diversos designadamente produtos de pastelaria, produtos cárneos (incluindo enchidos e carcaças de cabrito e borrego proveniente de abate clandestino), queijos, entre outros, num valor aproximado de cinco mil euros".
ASAE instaurou sete processos crime por abate clandestino de animais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."