Sábado – Pense por si

As fantasias do Rei Ghob

João Amaral Santos 16 de setembro de 2025 às 23:00

O “bruxo” e “rei” de Carqueja era capaz de incutir medo aos súbditos pobres e ingénuos que drogava e violava. A loucura do “psicopata” (segundo descrição dos inspetores da PJ) matou Tânia, Ivo e Joana.

O sucateiro Francisco Leitão não era pessoa de quem os habitantes de Carqueja (Lourinhã) gostassem muito. O quarentão era descrito pelos vizinhos como “excêntrico”, “que se via pouco”, que “não falava muito com as pessoas”, embora desse nas vistas por ter transformado a moradia dos pais (já falecidos) num castelo “ao estilo medieval” e por viver “rodeado de adolescentes” que o acompanhavam em festas nas discotecas da zona.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.