NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Inscrições destinam-se aos alunos que entraram na 1.ª fase de candidaturas. Mais de 8 mil lugares estão disponíveis para a 2.ª fase
As matrículas para os alunos colocados no ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso arrancam hoje, assim como as candidaturas à 2.ª fase para aqueles que não conseguiram vaga ou pretendem mudar de curso.
Os caloiros de 2015-2016 já colocados nas universidades e politécnicos públicos têm até 11 de Setembro para formalizarem a sua entrada no ensino superior, matriculando-se na instituição em que foram colocados.
Aqueles que não o fizerem deixam a sua vaga livre para ser ocupada na 2.ª fase do concurso, que decorre entre 07 e 18 de Setembro, com a apresentação de candidaturas através do portal da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Das 50.555 vagas levadas a concurso na 1.ª fase sobraram 8.714, que ficam agora disponíveis para a 2.ª fase. A estas podem ainda acrescer outras para as quais não se concretizem matrículas.
Podem concorrer os alunos não colocados na 1.ª fase ou aqueles que, tendo sido colocados, queiram tentar uma mudança de curso ou instituição.
A partir de hoje estão também disponíveis nas instituições de ensino superior públicas os folhetos e cartazes da campanha contra praxes violentas e abusivas, da campanha lançada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), que este ano tem novo logótipo, criado por uma aluna de mestrado em Arquitectura da Universidade do Porto.
No ano lectivo anterior, o MEC estreou uma campanha de sensibilização no ensino superior contra as praxes agressivas e violentas, composta por 700 cartazes e 60 mil folhetos com o objectivo de informar os "estudantes recém-chegados ao ensino superior acerca do carácter voluntário da participação na praxe, frisando que nenhum estudante pode ser discriminado por decidir não participar".
Nessa altura, adicionalmente, foi criado o endereço de correio electrónico (praxesabusivas@mec.gov.pt), que continua activo, para recolher denúncias de abusos.
No primeiro ano de funcionamento do endereço de correio electrónico para denúncias de praxes abusivas foram recebidas pelos serviços do MEC 80 queixas, das quais apenas 45 mereceram acompanhamento posterior, revelou a tutela.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.