Sábado – Pense por si

Arguidos de sete processos do universo BES/GES causaram prejuízos de mais de €18 mil milhões

Now 12 de agosto de 2024 às 19:00
As mais lidas

Em causa estão sete processos, que já deram origem a despachos de acusação, que imputam mais 630 crimes aos arguidos.

Dez anos depois da queda do banco liderado por Ricardo Salgado, o Ministério Público faz um balanço da investigação do designado universo GES/BES, que decorreu entre 2014 e 2023, e aponta prejuízos de mais de 18 mil milhões de euros e 211 milhões de dólares americanos.

Em causa estão sete processos, que já deram origem a despachos de acusação, que imputam mais 630 crimes aos arguidos.

“No conjunto desses processos foram acusadas e nalguns processos já pronunciadas, várias dezenas de pessoas singulares e coletivas, algumas em mais do que um inquérito, tendo-lhes sido imputados mais de 630 crimes. Em causa estão indiciações por associação criminosa, corrupção ativa e passiva no setor privado, corrupção ativa com prejuízo do comércio internacional, burla qualificada, manipulação de mercado, infidelidade, falsificação de documento e branqueamento”, lê-se na nota do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), publicada esta segunda-feira no site do Ministério Público.

O ex-banqueiro Ricardo Salgado já foi acusado de mais de 120 crimes nos vários inquéritos, mas o julgamento do caso principal só deve arrancar em outubro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.