Sábado – Pense por si

Arguidos de sete processos do universo BES/GES causaram prejuízos de mais de €18 mil milhões

Em causa estão sete processos, que já deram origem a despachos de acusação, que imputam mais 630 crimes aos arguidos.

Dez anos depois da queda do banco liderado por Ricardo Salgado, o Ministério Público faz um balanço da investigação do designado universo GES/BES, que decorreu entre 2014 e 2023, e aponta prejuízos de mais de 18 mil milhões de euros e 211 milhões de dólares americanos.

Em causa estão sete processos, que já deram origem a despachos de acusação, que imputam mais 630 crimes aos arguidos.

“No conjunto desses processos foram acusadas e nalguns processos já pronunciadas, várias dezenas de pessoas singulares e coletivas, algumas em mais do que um inquérito, tendo-lhes sido imputados mais de 630 crimes. Em causa estão indiciações por associação criminosa, corrupção ativa e passiva no setor privado, corrupção ativa com prejuízo do comércio internacional, burla qualificada, manipulação de mercado, infidelidade, falsificação de documento e branqueamento”, lê-se na nota do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), publicada esta segunda-feira no site do Ministério Público.

O ex-banqueiro Ricardo Salgado já foi acusado de mais de 120 crimes nos vários inquéritos, mas o julgamento do caso principal só deve arrancar em outubro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.