Sábado – Pense por si

António Costa nomeia novos ministros da Defesa, Saúde, Economia e Cultura

O primeiro-ministro protagonizou este domingo uma verdadeira remodelação no grupo envolvendo substituições em quatro ministérios - incluindo o da Defesa, onde Gomes Cravinho sucede a Azeredo Lopes.

O primeiro-ministro, António Costa, protagonizou este domingo uma verdadeira revolução no executivo: ao todo foram quatro nomeações para ministros, nas pastas da Defesa, Economia, Saúde e Cultura.

Face à saída de Azeredo Lopes, o antigo secretário de Estado da Cooperação,João Gomes Cravinho, foi proposto como novo ministro da Defesa Nacional.

Também na pasta da Saúde houve mudanças: o chefe de Estado nomeou Marta Temidopara nova ministra da Saúde, em substituição de Adalberto Campos Fernandes, decisão aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na maior remodelação no Governo, que envolveu quatro ministérios, Manuel Caldeira Cabral foi substituído porPedro Siza Vieirana pasta da Economia - que irá acumular com o cargo de ministro Adjunto.

Na Cultura,Graça Fonsecasucede a Luís Filipe Castro Mendes.

Com as mudanças agora operadas, o número de ministros desce de 17 para 16, aumentando o número de ministras de três para cinco.

Graça Fonseca na Cultura e Marta Temido na Saúde juntam-se no executivo liderado por António Costa às ministras da Presidência, Maria Manuel Leitão Amaro, da Justiça, Francisca Van Dunem, e do Mar, Ana Paula Vitorino.

Sem contar com o primeiro-ministro, o Governo passa a ter um elenco de 16 ministros, dos quais cinco são mulheres (cuja percentagem aumenta de 18% para 31%).

Em termos de orgânica, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, passa a ser ministro do Ambiente e da Transição Energética, com a inclusão da Secretaria de Estado da Energia na sua esfera de competências.

A Secretaria de Estado da Energia, desde a formação do atual Governo, esteve na área da Economia.

Na segunda-feira, às 12h00, no Palácio de Belém, em Lisboa, tomarão posse os quatro novos ministros, um dos quais, Pedro Siza Vieira, já fazia parte do elenco ministerial do Governo minoritário do PS chefiado por António Costa, como ministro Adjunto. A posse dos correspondentes secretários de Estado, que serão entretanto nomeados, terá lugar quarta-feira, pelas 11h00, no Palácio de Belém, refere a nota divulgada este domingo pela Presidência da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.