Sábado – Pense por si

Anda de metro? Circulação em Lisboa vai estar com perturbações amanhã

20 de outubro de 2020 às 19:44
As mais lidas

Empresa avança que das 09h15 às 13h00, "poderão ocorrer perturbações na circulação de comboios".

O Metro de Lisboa vai apresentar perturbações na circulação de comboios na manhã de quarta-feira devido à realização de um plenário geral dos trabalhadores, anunciou esta terça-feira a empresa.

Numa nota publicada no site oficial, o Metropolitano de Lisboa, avança que, no dia 21 de outubro, das 09h15 às 13h, "poderão ocorrer perturbações na circulação de comboios".

Segundo disse fonte sindical à Lusa, encontram-se a decorrer as negociações do contrato de trabalho que deviam ter sido concretizadas no início do ano, mas que, devido à pandemia foram sendo adiadas.

A fonte do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) escusou-se adiantar mais pormenores, referindo que, na quarta-feira, será apresentada aos trabalhadores a proposta da administração da empresa.

De entre as diferentes propostas do caderno reivindicativo, no último plenário de trabalhadores ficou decidido, conforme refere a página da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), que estes vão centrar-se apenas em duas matérias, nomeadamente o aumento salarial e a prorrogação da vigência mínima de 2 anos, criando estabilização nas relações de trabalho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.