Sábado – Pense por si

Amor, trabalho ou preguiça: porque faltam os deputados?

Sara Capelo , Diogo Camilo 28 de junho de 2020 às 08:00

Dois terços dos deputados já falharam a presença. Metade invocou trabalho político e missões parlamentares. Rio é o líder mais ausente (seis faltas), seguido de Jerónimo (cinco) e André Silva (quatro). Catarina Martins foi sempre.

Entre os 230 deputados atualmente em atividade, apenas 38,7% (89) nunca faltaram a plenários. Entre eles estão os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo e de Os Verdes, José Luís Ferreira. Joacine Katar Moreira tem apenas uma falta, a 10 de dezembro – nessa data, estava "em missão parlamentar" na conferência do clima, em Madrid. Esta é, aliás, a segunda justificação mais dada pelos parlamentares (120), logo a seguir às 126 por trabalho político (também há seis que usaram o motivo análogo de "trabalho parlamentar"), segundo um levantamento realizado pela SÁBADO aos 62 plenários realizados desde o início da legislatura, a 25 de outubro, e 9 de junho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.